Por Marcelo Bernardes, de Nova York
Veio da China, mais precisamente de Shenzhen, a remessa mais aguardada da década: o iPad. Recebi a caixa com o iPad da Editora Globo hoje à tarde, via UPS. O entregador não deixou de fazer seu comentário: “dois iPads? Essa maquininha deve ser revolucionária mesmo. Estou com mais de 200 caixas para entregar só em um bairro de NY”.
A expectativa em torno do lançamento do tablet da Apple foi grande nos últimos dois dias. Steve Jobs aparecendo na capa da revista Time (ainda magro, mas aparentando saudável e bronzeado), a polícia de Nova York fazendo barricada na porta das quatro megalojas de Manhattan, techies debatendo – no programa de entrevistas de Charlie Rose – o que o iPad representa para o futuro dos computadores e da mídia. Charlie Rose salivava ao falar do iPad (será que ele tem ações da Apple?) e tratou o tablet como se fosse a Segunda vinda de Cristo.
Nas últimas semanas, blogs e jornais vinham se tornando cada vez mais céticos em relação a funcionalidade real do iPad. Confesso que cada vez que lia um post ou artigo, ficava cada vez mais desconfiado do “iPhone gigante da Apple”. Minhas primeiras horas com o iPad trouxeram de volta uma certa exasperação. O tablet da Apple pouco me decepcionou. Na verdade, uma das aplicações, a do Netflix, o serviço de aluguel de DVDs por correio, já me faria correr à loja da Apple e comprar o aparelho (querido Papai Noel…) Com essa app, eu posso fazer o streaming de alguns dos títulos de filmes ou séries de TV que estão em minha lista de espera. A imagem é nítida e a rapidez inacreditável. A propósito, o iPad é extremamente ágil. Cada app baixa em média de oito segundos. A app da revista GQ tem definição melhor que o da própria revista. Alguns dos problemas: o iPad pesa duas vezes mais que o Kindle, da Amazon, e o visor fica rapidamente suja com as impressões digitais, como se fosse uma vitrine de um pet shop que expõe filhotinhos de cães e gatos. Mais uma revolução de Steve Jobs chegou, mas ele esqueceu de dar uma flanelinha de graça.
Nos próximos dias, acompanhe aqui, em primeira mão, os testes que farei com o iPad.
Nenhum comentário:
Postar um comentário