Parceria da fabricante com a operadora TIM apresentou o smartphone ontem a Curitiba

Loja da operadora TIM, no Shopping Mueller: Nokia recorre a estratégia usada pela Apple (foto: Franklin de Freitas)
Com fabricação nacional, o Lumia 710 tem preço sugerido de R$ 999. Importado, o Lumia 800 sairá por R$ 1.699, sem subsídio da operadora. A TIM promoveu eventos ao estilo da Apple, com vendas em várias partes do País. A concorrente Vivo lança o modelo hoje às 19 horas, também na loja do Shopping Mueller.
“Acreditamos que existe espaço para uma terceira opção de sistema operacional”, disse Almir Narcizo, presidente da Nokia do Brasil. Os aparelhos começaram a ser vendidos em novembro em outros países. Segundo Narcizo, as vendas não começaram antes por aqui por causa da fabricação local. “Não conseguiríamos oferecer o Lumia 710 por esse preço se fosse importado.”
O executivo preferiu não fazer previsões sobre vendas locais. O último número divulgado pela Nokia sobre vendas mundiais é que, até janeiro, haviam sido vendidos “bem mais do que 1 milhão de unidades”. A Microsoft citou um número da consultoria Gartner de que a fatia do Windows Phone no mercado mundial deve chegar a 20% até 2015.
Perspectiva. Apesar de ter recebido boas avaliações dos especialistas, a participação do Windows Phone no mercado mundial ainda é pequena. Com os lançamentos da Nokia, passam a existir quatro modelos no mercado brasileiro— dois da fabricante finlandesa, um da HTC e outro da Samsung.
Luciano Crippa, analista da consultoria IDC, afirmou que, com os preços dos aparelhos anunciados, a Nokia não vai disputar o “segmento de entrada”, de smartphones mais baratos. “No Brasil, cerca de 70% dos smartphones vendidos estão posicionados abaixo desses valores anunciados pela empresa, deixando a briga concentrada nos usuários de maior poder aquisitivo e também no segmento corporativo.”
Características do aparelhoSucesso de vendas em vários países, os smartphones Nokia Lumia 800 e Nokia Lumia 710 possuem sistema operacional Windows Phone 7.5 (Mango), que se baseia em hubs, representados por meio de “tiles”, blocos dinâmicos que trazem atualizações e notificações de forma instantânea na tela inicial. Basta o usuário entrar com seus dados do Windows Live, Facebook, Twitter, e-mails e demais contas para que tudo seja sincronizado e guardado em um único lugar. A integração permite que seja possível interagir em redes sociais, enviar SMS, ligar ou falar por chat sem a necessidade de usar um aplicativo para cada função. Os aparelhos contam ainda com processador de 1.4 GHz com aceleração de hardware, navegação móvel rápida e designs diferenciados. O Lumia 800 possui tela de 3,7" AMOLED ClearBlack, câmera de 8 megapixels, além de reprodução de vídeo em alta resolução. Já o Lumia 710 tem tela de 3,7", câmera de 5 megapixels com flash LED e memória interna de 8 GB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário