Arquivo do portal

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Apple, Google e Facebook: PRISM? O que é isso?

A Apple, Google e Facebook negam conhecer o programa PRISM e o fornecimento de dados dos seus utilizadores à Agência de Segurança Nacional norte-americana.
Não é que já não existissem suspeitas, mas desta vez o assunto tornou-se realmente mediático: a Agência de Segurança Nacional dos EUA (SNA) tem um alegado programa secreto que lhe permite ter acesso aos servidores das principais empresas tecnológicas norte-americanas, nas quais se incluem nomes como Google, Apple e Facebook.
Por outras palavras, isto significa que a NSA tem facilmente acesso aos e-mails, fotografias, imagens e vídeos que passam através dos servidores destes serviços. As informações já se parecem dividir a respeito dos dados de utilizadores analisados: o The Guardian afirma que são recolhidas informações de utilizadores de todo o mundo, enquanto que o The Washington Post afirma que só são analisados dados de utilizadores estrangeiros.
Apple, Google e Facebook: PRISM? o que é isso?
Este programa tem sido divulgado como PRISM e o seu conhecimento já foi oficialmente negado por porta-vozes dla Apple, Google e Facebook, que sublinham não permitir acesso aos dados dos seus utilizadores - excepto, claro está, em situações onde os utilizadores sejam suspeitos de crime e onde sejam cumpridos todos os requisitos legais para efectuar o pedido judicialmente.
Outros nomes como a Microsoft, SKype, Yahoo! e AOL, entre outros, aparecem associados ao programa PRISM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário