Aparelho permite participar de enquetes, mas não usa a tecnologia 3G para acessar a web

A empresa coreana LG lançou nesta terça-feira (1°) em São Paulo um celular com TV digital integrada e que permite o uso de recursos de interatividade como enquetes e conteúdo extra dos programas exibidos na tela do TV Phone GM600. O aparelho tem acesso à internet, mas não usa a tecnologia 3G (banda larga móvel). O celular tem tela de 3 polegadas sensível ao toque, câmera 3.2 megapixels, cartão de memória de 2 gigabytes (GB) expansível até 16 gigabytes e sistema de gravação de até 10 horas do conteúdo da TV digital.
O conteúdo interativo é uma parceria entre a LG e a Rede Globo de Televisão, que desenvolveu um aplicativo especial para a Copa do Mundo de futebol. Quem tiver o novo aparelho poderá participar de enquetes, além de visualizar estatísticas do jogo e receber informações adicionais. Tanto os programas de TV quanto o aplicativo são gratuitos. O usuário paga apenas quando fizer votações por SMS. Nesse caso, o valor varia entre operadoras.
Após o grande evento esportivo, o recurso será adaptado para o Campeonato Brasileiro de futebol. Segundo a LG, futuramente outras emissoras devem investir nesse tipo de criação e fechar acordos com a empresa.
Rodrigo Ayres, gerente de produto e inteligência de mercado da LG, diz que a companhia abriu mão do 3G, mas oferece um produto que vai permitir às pessoas assistirem aos jogos da Copa do Mundo de futebol com qualidade de imagem e interação.
- Mesmo sem o 3G, o telefone tem os melhores recursos para celulares com TV digital e se destaca pela interatividade. A previsão é que até o final de 2010 cerca de 5% de todas as vendas da marca seja de aparelhos com sinal de TV de alta qualidade.
Ele explica que o número parece pequeno em relação ao total, mas se trata de um grande crescimento em relação ao ano passado, quando 1,5% de todas as vendas no Brasil tinham o suporte para TV digital.
O preço sugerido ao varejo pela LG é R$ 699, sem os descontos geralmente oferecidos pelas operadoras, dependendo do plano contratado.
TV digital ainda precisa passar por melhoria
Uma característica que ainda precisa ser melhorada no sistema digital de televisão, seja pelos aparelhos comuns de TV ou pelo celular, é o atraso de aproximadamente 2,5 segundos na imagem e no som. O problema acontece devido ao complexo processo de geração e transmissão da imagem e som de alta qualidade.
A expectativa de especialistas da área é que em menos de um ano a evolução tecnológica faça com que o atraso seja reduzido a um tempo praticamente imperceptível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário