
Campuseira acessa o Facebook durante a Campus Party
Os temores de um possível monopólio do Facebook sobre a internet não é motivo de preocupação, segundo Tim Berners-Lee, criador da linguagem da internet moderna, que discursou nesta terça-feira (18) durante a Campus Party, em São Paulo. Diversos analistas apontam que o Facebook pode dominar a internet. Com cerca de 600 milhões de usuários cadastrados, o site já é o mais visitado nos Estados Unidos e mantém um ritmo de crescimento constante nos últimos anos. Especialistas apontam que o site não incentiva o usuário a visitar outros locais na internet fora do Facebook. Avaliada em U$ 50 bilhões, a empresa por trás do Facebook pretende lançar em breve um sistema que concentra na mesma ferramenta as mensagens de celular, e-mail e de redes sociais.
Questionado sobre isso, Lee afirmou que uma das primeiras constatações que teve com a internet foi que as pessoas adotam novos sites e ferramentas rapidamente.
- Porém, os usuários deixam de usar essas ferramentas ainda mais rápido.
Ele mencionou ainda o temor que houve com o monopólio do navegador Netscape no início dos anos 90, sucedido pelo medo que a Microsoft viesse a dominar completamente o mercado. Depois, foi a vez das pessoas temerem o Google, lembrou Lee.
Sem citar diretamente o Facebook, ele disse lamentar quando sites tentam criar barreiras para visitar outras páginas.
- O usuário fica frustrado com isso.
Tim Berners-Lee é considerado um dos pais da internet moderna por ter criado o seu sistema. No início dos anos 90, ele desenvolveu a ferramenta da World Wide Web, representado no tradicional "www" que fica na frente da maioria dos endereços de sites. Ele é formado em física pela Universidade de Oxford.
Mais cedo, Berners-Lee participou de uma palestra ao lado do ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, na qual defendeu a liberdade da internet
A Campus Party é um evento que reúne cerca de 6.800 geeks – como são chamados os aficionados por tecnologia – ao redor de palestras, oficinas e conexões velozes de internet. A maioria dos participantes acampa por uma semana no local. São Paulo recebe pela quarta vez o evento, que vai até 23 de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário